sexta-feira, 9 de maio de 2014

Pataniscas de Bacalhau com Coentros | Receita Bimby - Thermomix







Há anos que não fazia este petisco...
Tirei uma embalagem de Bacalhau Ribeiralves, deixei a descongelar e deu para duas receitas, esta que aqui vemos e uma esta AQUI .
Quem tinha por hábito fazer esta iguaria era a minha mãe, e confesso que não estão como as dela, mas estão igualmente deliciosas mas ... com coentros!
Foram vários os comentários sobre se as pataniscas ficavam melhor com coentro ou com salsa... uns defendiam que a salsa é que é bom e que a receita é assim que deve ser feita, outros diziam que com coentros também fica bem...
Como eu gosto de variar e de experimentar novas receitas, aqui fica a minha dica.
Esta receita tem as porções pela metade, como já vem sido um costume meu, o que fez com que dessem não mais que 15 deliciosas pataniscas.

Ingredientes:
500 g água
Fio de azeite
200 g bacalhau Ribeiralves
1/2 cebola
6 pés de coentros
2 ovos
175 g farinha
150 g água ( usei água que ficou no copo)
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Preparação: 

1 e 2. Coloque as 500 g de água no copo e junte um fio de azeite. Coloque a varoma com o bacalhau na Bimby e programe 25 mnt / varoma / vel 1. Findo este tempo, reserve a água.
3. Tire as espinhas e peles ao bacalhau com as mãos e coloque-o no copo e programe 2 seg / vel 4 inversa.
4. Resultado do passo anterior.
5. Pique os coentros e a cebola, 5 seg / vel 5.
6. Resultado do passo anterior. (Reserve).
7. e 8. Coloque no copo, os ovos, a farinha, a água reservada, a pimenta e o sal (atenção ao sal do bacalhau) e programe 2 mnt / vel 5.
9.  Resultado do passo anterior.
10. Adicione o bacalhau, os coentros e a cebola e envolva 15 seg / vel 3.
11. Neste passo, veja a consistência com que fica o preparado, pois se ficar muito grosso, vai ficar mal cozido ou massudo demais, mas aqui é ao gosto de cada um. No entanto pode colocar mais um pouco de água e envolver mais uns 4 seg / vel 4.
12. Passe para uma tigela ou outro recipiente onde consiga tirar o preparado com uma colher de sopa, ou com uma igual à que eu mostro nas imagens, tudo depende do tamanho que se queiram as pataniscas.
13, 14 e 15. Frite as pataniscas em óleo quente e abundante.
Bom apetite ! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...